
Crédito da foto: Marcelo Vidal
10 de setembro de 2020
Unilever: produtos e projetos que salvam vidas
Transformar os desafios gerados pelo novo coronavírus em oportunidades para reforçar a importância da higiene nos lares e estabelecimentos, além de estreitar os laços de solidariedade entre diversos agentes da sociedade. É nessa direção que a Unilever, uma das maiores fabricantes globais de bens de consumo, vem atuando, no Brasil e no mundo, desde que a pandemia de Covid-19 foi deflagrada, em março deste ano.
Fabricante de mais de 400 marcas, entre as quais OMO, Rexona, Comfort, Cif e Brilhante, e presente no país há 91 anos, a Unilever Brasil anunciou a distribuição de 625 mil unidades de artigos de higiene e limpeza, destinados às ações de combate à Covid-19. Ao todo, as doações para o enfrentamento ao coronavírus já somam R$ 13,4 milhões.
Carregamentos de produtos de higiene, limpeza e alimentos foram distribuídos em 12 estados. Também foram ofertados 65 ventiladores respiratórios, que atenderam diferentes cidades brasileiras, e 24 mil testes RT-PCR – estes últimos entregues para Pernambuco.
Neste momento de crise sanitária, que afeta diretamente a saúde das pessoas, a corporação assumiu fundamental papel de liderança para conscientizar sobre a importância do reforço dos hábitos de higiene. Também foi incisiva em campanhas pela adoção de medidas de proteção em todas as frentes de combate ao novo coronavírus.
Para tanto, a empresa firmou parceria com governos estaduais e municipais e também com entidades parceiras, como Unicef, Cufa e Unas, por exemplo. Essa estratégia contribuiu para que a entrega de donativos fosse feita com rapidez e eficiência.
As doações foram destinadas às comunidades de maior vulnerabilidade social, definidas em parceria com o poder público, e também a lares de idosos e hospitais. O auxílio resultou em mais de 1,3 mil toneladas de produtos de higiene, limpeza e alimentos que ajudaram 700 mil famílias a se protegerem da Covid-19.
Entre os beneficiados em São Paulo estavam a Associação Lar São Francisco, entidade filantrópica que reúne mais de 70 obras de saúde e assistência social, e a comunidade de Heliópolis, a maior favela de São Paulo. Localizada na região sudeste da capital paulista, a comunidade com aproximadamente um milhão de metros quadrados está localizada a 8 km do Centro. Em sua área, hoje vivem cerca de 200 mil habitantes.
Os estados que receberam as doações da Unilever foram: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, além de São Paulo.

Doações pelo mundo
Não foram apenas as famílias do Brasil as contempladas com ações sociais da Unilever durante a pandemia de Covid-19. A empresa doou mais de 100 milhões de euros em produtos para proteger vidas pelo mundo.
Fabricante de bens de consumo de marcas como Dove, Knorr, Omo e Lifebuoy, a Unilever anunciou, no final de março, um conjunto de medidas para apoiar os esforços nacionais e globais de combate à pandemia de Covid-19. A preocupação da corporação foi ajudar a proteger a vida e manter a subsistência de consumidores, comunidades, clientes, fornecedores e de seus funcionários.
Por isso, a corporação anunciou a doação de 100 milhões de euros em produtos como sabão, desinfetante, água sanitária e alimentos para ajudar no combate à pandemia de Covid-19.
Essa proposta engloba a doação de pelo menos 50 milhões de euros em sabonetes e desinfetantes para a Plataforma de Ação COVID do Fórum Econômico Mundial, que apoia organizações e agências de saúde globais em respostas a emergências.
Além de oferecer de sabão, a Unilever adaptou suas linhas de produção para fabricar desinfetante de uso em hospitais, escolas e outros ambientes institucionais.
Nada mais natural para uma companhia que produz diariamente sabonetes, desinfetantes, sabão, entre outros produtos, colaborar com a sociedade e reforçar a importância da higienização das mãos e dos ambientes.
A proposta global da companhia é operar doações de produtos, parcerias e apoio a programas de educação para higiene das mãos, ajudando nas medidas propostas por autoridades nacionais de saúde e ONGs em apoio às comunidades locais mais necessitadas.

Uma corrente para levar todos à mesa
Outra iniciativa da Unilever Brasil é o “Todos à Mesa”: uma rede de parceiros criada para movimentar os pequenos restaurantes e ao mesmo tempo oferecer alimento para quem está ainda mais vulnerável na pandemia. Até o momento, a iniciativa contribuiu para distribuição de marmitas a 15 mil pessoas em situação de rua em São Paulo.
O “Todos à Mesa” criou uma corrente positiva para ajudar pessoas que, diante do isolamento social, tiveram suas dificuldades em sobreviver multiplicadas. A iniciativa consiste numa rede de solidariedade e conta também com a participação da Coca-Cola Brasil, Copagaz e IFood.
O programa funciona da seguinte forma: um consumidor compra uma marmita a partir de R$ 9,00 no Eats for You, Ame Digital ou IFood, e a Unilever dobra a doação para alimentar um número maior de pessoas e aumentar o faturamento dos pequenos restaurantes. Estes viram o impacto da crise amenizado em suas finanças diminuir por conta da ação da empresa.
Desde modo, a Unilever buscou uma alternativa para conectar quem precisa e ama cozinhar às pessoas que, infelizmente, não têm acesso a refeições diárias. Hellmann’s foi a marca escolhida pela companhia para liderar a ação, que conta com o apoio de parceiros como Deloitte, além de Ame Digital, Eats for You e IFood.
As refeições foram entregues no Parque Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo, na Sociedade Beneficente dos Franciscanos e na Rede Rua.
A revista Exame e a rádio Kiss FM são apoiadoras da Unilever na divulgação dessa iniciativa, que conta também com a agência Mercado Jovem como parceira na elaboração do hotsite e conteúdos digitais da campanha. Saiba mais em: http://todosamesa.com.br/.
Projeto leva apoio jurídico e psicológico
Diante das mudanças nos hábitos e no comportamento provocados pelas medidas de isolamento social, a Unilever também lançou no Brasil o Projeto Apoiar, cujo objetivo é oferecer orientação jurídica, assistência psicológica e orientação financeira, gratuitamente.
Encerrada no final de julho, a iniciativa teve como propósito atender 1.500 profissionais do setor de food service (restaurantes, bares, lanchonetes). Em parceria com a Optum, foram disponibilizados psicólogos, advogados e analistas financeiros para dar suporte aos empresários durante a crise.
Essa iniciativa foi inspirada no Programa Crescer, voltado para apoiar os funcionários da organização em diferentes esferas. Através de parceiro especializado, o programa oferece aos colaboradores da Unilever apoio psicológico, financeiro, jurídico e social.
Por meio de um 0800, os profissionais e seus dependentes recebem atendimento especializado nessas áreas 24 horas por dia, sete dias por semana. O serviço é gratuito e sigiloso.
Higienizador distribuído em favelas de SP
Líder mundial em produtos de cuidados pessoais, limpeza e alimentos, a Unilever se uniu ao Grupo Heineken para produzir um lote especial do limpador Cif Higienizador + Álcool, voltado à higienização e à desinfecção de todos os tipos de superfícies.
Com o objetivo de contribuir para a reduzir a propagação da pandemia no Brasil, as duas multinacionais – em parceria com as empresas Universal Chemical, BrasALPLA, CCL, Alemolde, PQS, WestRock, CRX Design e Sonoco-Trident – se uniram para elaborar um produto voltado para a limpeza de ambientes e que serve como aliado nas medidas preventivas nos ambientes.
A edição especial para doação de Cif Higienizador + Álcool foi produzida com álcool originado das cervejarias de Heineken e o agente bactericida de Cif.
A ação teve, ainda, a colaboração da Central Única das Favelas (CUFA), entidade responsável por fazer o produto chegar aos lares de famílias de 210 favelas no estado de São Paulo.

Sobre a Unilever
A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos e Bebidas. Seus produtos são vendidos em mais de 190 países para 2,5 milhões de consumidores por dia. A companhia conta com 155 mil funcionários e alcançou os € 52 bilhões em vendas no ano de 2019.
As mais de 400 marcas da Unilever, como Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe são encontradas nos lares no mundo todo. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento, como o Brasil, onde a corporação atua há 90 anos.
O Plano de Vida Sustentável (USLP) da Unilever fundamenta a estratégia da companhia com base em alguns compromissos estruturantes, como ajudar mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e bem-estar até 2020; reduzir pela metade o impacto ambiental de seus produtos até 2030; e melhorar as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas até 2020.
O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas sustentáveis da companhia têm crescido 69% mais rápido do que o restante do negócio e responderam por 75% do crescimento da Unilever em 2018.
Desde 2010, por meio do Plano de Sustentabilidade, a companhia trabalha para gerar crescimento, enquanto ajuda mais de um bilhão de pessoas a melhorar a saúde e o bem-estar, reduz pela metade o impacto ambiental de seus produtos e melhora as condições de vida e de trabalho de milhões de pessoas.
Seguindo esse rumo, a companhia tem conquistado progressos significativos e continua a expandir sua ambição – recentemente a Unilever se comprometeu a ter 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis compostáveis até 2025. Em 2018, foi reconhecida como líder do setor pelo Índice de Sustentabilidade Dow Jones. Foi, ainda, a empresa mais bem avaliada na pesquisa Global Corporate Sustainability Leaders da GlobeScan / SustainAbility pelo oitavo ano consecutivo.
Outras informações sobre a Unilever e suas marcas estão disponíveis no endereço: www.unilever.com.br.