
16 de fevereiro de 2025
Vanish lança curta-metragem de alerta ao bullying infantil em parceria com Abrace
Animação será exibida em trailers de cinemas e estará disponível no streaming, além de já ser visível no canal da Vanish Brasil do YouTube
Existem marcas na vida de uma criança que não saem nem com o melhor produto do mundo. Podem durar a vida toda e só desaparecem com amor e diálogo. Essa pode ser a receita para 23% dos estudantes brasileiros, os quais, segundo o IBGE, já sofreram algum tipo de violência escolar. Essa é a mensagem que a campanha realizada pela Vanish Brasil, marca da fabricante britânica Reckitt Hygiene, em parceria com a Abrace e a Betc Havas, quer passar para as famílias. O Brasil é atualmente o maior mercado de Vanish no mundo.
A ação voltada para o pilar S da agenda ESG da companhia acaba de lançar um curta-metragem que explora as profundas consequências do bullying e destaca a importância de conversas sinceras entre pais e filhos. A película “As manchas do bullying” dura 2 minutos e 46 segundos e foi exibida pela primeira vez durante o Festival Maquinaria, no Rio de Janeiro, no dia 15 de fevereiro. A animação também será exibida durante os trailers em cinemas das principais capitais brasileiras, além de já estar disponível no canal do YouTube da Vanish Brasil.
No centro da história está uma criança que enfrenta bullying na escola, mas guarda o sofrimento em silêncio. O isolamento transforma tristeza em insegurança, criando marcas emocionais invisíveis que só crescem com a ausência de diálogo. Quando a mãe percebe manchas no uniforme do filho, essas marcas se tornam o ponto de partida para uma conversa reveladora. À medida que as palavras encontram espaço, as manchas começam a sumir.
“Tem uma mancha que deixa outra mancha, que Vanish não consegue remover: a mancha do bullying, que “ganha vida” e acaba inibindo a criança. Nessa ação, trouxemos pedagogos e psicólogos. Queremos acolher e dar visibilidade a essa mancha. Aquela mancha vira acompanhante para essa criança, mexe com a sua autoestima. Precisamos tomar cuidado como cuidadores e profissionais. Precisamos entender os sinais”, explicou ao Integridade ESG o gerente de marketing da Vanish Brasil, Ricardo Monteiro, durante o evento que reuniu mais de 700 pessoas.
O festival integra a campanha anual da marca Vanish Salva Seu Uniforme, que acontece há três anos. Foram realizadas oficinas e atividades para crianças de todas as idades, como defesa pessoal, plantação, pintura, oficina de pipa, aula de futebol, apresentações circenses e duas sessões de cinema, antecedidas pela exibição do curta-metragem. Uma cartilha de combate ao bullying também foi distribuída durante a ação, que incluiu roda de conversa com pedagogos e psicólogos.
História ganhará e-book para educadores, alunos e famílias
A Abrace, entidade parceira da campanha, é a organização fundadora do programa Escolas sem Bullying, que prepara instituições há 12 anos com recursos para combater a violência escolar. A campanha também contará com um e-book que será disponibilizado para educadores, alunos e famílias para fomentar o diálogo sobre o assunto. Além disso, serão disponibilizados livros paradidáticos, curso sobre prevenção ao bullying e planos de aula exclusivos para professores trabalharem a temática em escolas.
“Segundo pesquisas, manchas no uniforme podem ser um dos sinais do bullying, somadas a outros sinais, como estojos e cadernos danificados, mudança de comportamento ou queda de desempenho nas notas da criança ou adolescente. Por isso, esse alerta é extremamente importante. Mães e pais devem estar atentos e conversar. O diálogo é uma arma potente contra o bullying. Se Vanish sempre cuidou do branco impecável dos uniformes escolares, queremos mostrar que o cuidado vai além do tecido”, comenta Sophie Schönburg, VP de Criação da BETC Havas.