
13 de fevereiro de 2021
Concessionárias de rodovias dão suporte a comunidades no combate à pandemia
Uma das primeiras medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 foi a restrição da mobilidade de pessoas. Diante do inevitável isolamento social, um dos temores iniciais foi o risco de desabastecimento de supermercados e de insumos de saúde. Nesse contexto, um setor da economia em específico tem despontado no combate aos efeitos da Covid-19 para a população. O trabalho de responsabilidade social de empresas que operam as concessões de rodovias fez a diferença para comunidades adjacentes aos trechos administrados. Distribuição de material de higiene, atendimentos de saúde e assistência para garantia da segurança alimentar foram algumas das ações realizadas pela Concer, que administra a BR-040, Grupo CCR, na Nova Dutra e Ecoponte, que gerencia a Ponte Rio-Niterói.
Os 180 quilômetros que compreendem o trecho da BR-040, administrado pela Concer, abrangem o principal corredor viário entre Minas Gerais e Rio de Janeiro. A extensão de estrada atravessa nove municípios, que somam quase nove milhões de pessoas. A concessionária tem um papel vital para a população dessas regiões, que transcende a importância as áreas de transporte e mobilidade urbana.

Em 2020, os postos de atendimento da concessionária ofereceram amplo apoio para o combate e prevenção ao coronavírus, tanto por meio de práticas de conscientização e informação quanto pelo atendimento direto de pessoas com sintomas da doença, conta Flávio Menna Barreto, diretor de comunicação da Concer.
A rede da companhia ofereceu gratuitamente um posto avançado de contato, relacionamento, diagnóstico e atenção básica e emergencial para os moradores dos municípios. Além disso, a Concer realizou a doação de mais de 5 mil máscaras para hospitais devido ao desabastecimento da rede pública de saúde.
“Ao longo da via contamos com cinco postos de atendimento e mais de 90 profissionais. Já havia uma preocupação muito grande com os nossos funcionários. Dado a gravidade do contexto, estendemos o atendimento para as comunidades”, afirma Barreto, que acrescenta: “Nossas bases operacionais acabaram virando uma referência para as comunidades que já tem uma demanda muito grande de saúde pública. Isso vem de antes da pandemia, pois sempre tivemos um posicionamento de estar de portas abertas para a população residente na extensão do trecho”.
O Grupo CCR também atuou na prevenção da vida, disponibilizando consultas online gratuitas para caminhoneiros, trabalhadores essenciais para manutenção econômica e abastecimento do país.
“O serviço médico oferecido aos caminhoneiros contribui para que esses profissionais, que seguem trabalhando para manter o abastecimento das cidades, recebam um atendimento de qualidade, com informações seguras sobre os sintomas da doença e os cuidados para evitar o contágio”, disse o médico José Antonio Coelho Júnior, coordenador do Comitê de Gestão de Saúde Integrada, do Grupo CCR.
Segurança alimentar
Os enormes impactos na economia nacional colocaram em risco a segurança alimentar de muitas famílias. Apesar do contexto da pandemia, a Concer manteve a campanha “Freio na Fome”, ação social ativa desde 2001 que promove anualmente a arrecadação e doação de alimentos não perecíveis a famílias em situação de vulnerabilidade social nas cidades lindeiras à concessão.
A iniciativa soma mais de 300 toneladas de alimentos já distribuídos a milhares de famílias por intermédio de instituições beneficentes. Grande parte das doações é feita pelos próprios funcionários da Concer.
“Ao longo dos anos, fomos incorporando diversas iniciativas de assistência às comunidades, devido ao perfil socioeconômico das populações das cidades do entorno. Em um momento tão difícil, essa atividade se tornou ainda mais prioritária do que antes”, destaca Barreto.
Além disso, uma ação comunitária da Concer forneceu de cestas básicas e kits com produtos de higiene pessoal. No total, foram doadas mais de duas mil unidades.
Tecnologia com foco na prevenção
A concessionária do Grupo EcoRodovias disponibilizou máquinas para pagamento por aproximação nas 14 cabines manuais da Ponte Rio-Niterói (incluindo as para motos) com a tecnologia NFC (near field communication).
A implementação permitiu a redução de circulação de dinheiro em espécie nas cabines. Em meio à pandemia de coronavírus, o meio de pagamento foi também uma forma segura de diminuir os riscos de transmissão da Covid-19, já que não há contato físico entre o operador da cabine e o motorista.