
1 de agosto de 2024
Cooperativismo e ESG: projeto desenvolvido no Sicredi leva prêmio no WYCUP
Líder do “Caminhos da Energia” e único brasileiro agraciado no World Council Young Credit Union People, Sidnei Alves Taborda Junior explica que objetivo principal é despertar interesse de jovens pela energia solar. Mil estudantes do Paraná foram beneficiados
Sensibilizar jovens sobre a importância da energia solar, inspirando responsabilidade e ação local, combinados com o cooperativismo, é o propósito do “Caminhos da Energia”— premiado no WYCUP – World Council Young Credit Union People, considerado maior evento de cooperativismo de crédito do mundo. O projeto foi desenvolvido de forma colaborativa no Comitê Jovem do Sistema de Crédito Cooperativo do Sicredi, na região Centro Sul PR/SC/RJ.
Em conversa com o Integridade ESG, o idealizador Sidnei Alves Taborda Junior explicou tratar-se de um programa de impacto social, criado para levar informações atualizadas sobre sustentabilidade e transição energética para a comunidade.
“O objetivo é proporcionar conhecimento sobre energia renovável aos alunos de instituições educacionais, incentivando o interesse pelo tema e inspirando-os a serem protagonistas de um futuro sustentável. Nas palestras do projeto, são apresentados dados sobre o crescimento da energia solar no Brasil, destacando que o Paraná é o quarto maior gerador deste tipo de energia do país”, esclareceu o líder do projeto.
Alunos de escolas e universitários participaram de palestras temáticas
O programa de mentoria e compartilhamento de conhecimento sobre energia limpa reuniu um time de 12 voluntários, que mostraram a mil estudantes em 10 escolas e duas universidades de Irati (PR) como é importante pensar globalmente e impactar localmente.

“No Caminhos da Energia, proporcionamos conhecimento, através de palestras sobre energia renovável e mostramos o que está acontecendo no mundo, valorizando o que acontece na nossa região”, sintetizou Sidnei Junior.
O município de Irati possui mais de mil instalações de energia solar em casas, propriedades rurais e comércios, que instalaram painéis após a implantação do projeto para descarbonizar a economia e tornar a região protagonista do desenvolvimento sustentável.
Com o objetivo de ampliar o alcance do “Caminhos da Energia”, desenvolvido no Sicred, Sidnei Taborda o inscreveu para concorrer à premiação que incentiva jovens lideranças e projetos com potencial global no cooperativismo de crédito. Ele disse que ficou muito feliz com o reconhecimento do WYCUP, pois a conquista foi muito especial para todos os participantes.
Único projeto brasileiro agraciado pelo WYCUP
O jovem de 28 anos, único do Brasil a conquistar o WYCUP, participou da cerimônia de premiação, realizada em 21 de julho, em Boston, nos Estados Unidos, como parte da Conferência Mundial das Cooperativas de Crédito promovida pelo WOCCU.
“Foi uma ótima oportunidade de networking internacional e global. Vou poder levar isso para a minha cooperativa e avançar dentro do comitê jovem”, destacou.
Cooperativismo de crédito cresceu 28% no país
O associado da Cooperativa Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ se inspirou no trabalho realizado pela instituição financeira, que atua pela disseminação do cooperativismo e da educação financeira nas escolas. O Sicredi, com mais de oito milhões de associados que exercem o papel de donos do negócio, possui uma carteira de crédito de R$ 5,8 bilhões para financiar projetos de energia solar no Brasil. A instituição financeira cooperativa tem 2.700 agências no país.
Sidnei levou sua experiência de oito anos no setor de energia solar para um projeto inovador ao participar do Comitê Jovem da instituição.
“Imaginei que isso poderia ser feito para falar de sustentabilidade, energia limpa, energia renovável”, explicou, acrescentando que o programa surgiu através da sinergia entre o Sicredi e a ClimaDek, empresa de energia solar presidida por ele.
Negócio que cresce muito no Brasil e já reúne mais de R$ 590 bilhões de ativos, o cooperativismo de crédito saltou 28,6% no último ano, segundo dados do Banco Central do Brasil.