Ir para o Topo

Procurando algo?

28 de junho de 2021

Orgulho LGBTQ+: empresas em prol da diversidade

No mês de junho, empresas dão visibilidade às ações de diversidade que promovem para seus colaboradores e abraçam campanhas em apoio ao orgulho LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, questionados ou queers e outras categorias).  

Por Karen Garcia

A data remonta à revolta de Stonewall no dia 28 de junho de 1969 em Nova York, uma manifestação de seis dias após uma batida policial truculenta em um bar voltado para o público gay, o Stonewall Inn. O levante representou um marco para a luta por direitos civis para pessoas LGBTQ+, gerando conquistas no acesso à saúde, na criminalização da homofobia, e o direito de uso do nome social.  

Compromisso público 

Cada vez mais as companhias como a Vivo, 3M e PepisCo se empenham em integrar aspectos sociais e de governança, que cobrem a pauta da diversidade, em sua matriz de negócio e no processo de gestão de pessoas.  

Um dos primeiros passos na jornada corporativa em prol da diversidade é assumir publicamente o compromisso com a comunidade LGBTQ+. Em 2018, a Vivo foi a primeira empresa do setor de telecomunicações a integrar o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ e a aderir aos Padrões de Conduta para Empresas – enfrentando a discriminação contra pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis, pessoas trans e intersexo, parte do movimento Livres & Iguais, da ONU.  

Ambiente mais inclusivo  

Garantir um ambiente de trabalho seguro, respeitoso e livre para que colaboradores possam viver sua essência de forma plena é outra etapa importante. Pensando nisso, a Vivo está debatendo com toda a empresa sobre microagressões, situações do dia a dia, intencionais ou até mesmo inconscientes, que se manifestam por meio de insultos, piadas de duplo sentido, revelando hostilidade ou depreciação em relação à orientação sexual de uma pessoa. A ação contou com a participação da artista, jornalista e drag queen, Ikaro Kadoshi, para discutir o assunto no mês do Orgulho LGBTQ+.  

Para Niva Ribeiro, VP de Pessoas da Vivo, as ações reforçam o compromisso da Vivo como uma marca que carrega a diversidade em seu DNA. “Mais do que celebrar o mês do orgulho LGBTQ+, nós queremos provocar uma reflexão para que nosso público interno exercite a empatia antes de promover ou validar um discurso que possa ser ofensivo a alguém”, destaca. 

Fachada da sede da Vivo em São Paulo com iluminação em homenagem ao mês do Orgulho LGBTQ+

Além disso, seguindo a tradição da companhia, ao longo do mês de junho a torre da antena no prédio da Vivo na Av. Chucri Zaidan, Zona Sul de São Paulo, e as fachadas dos prédios administrativos no Eco Berrini (SP) foram iluminadas com as cores da bandeira símbolo do movimento. 

Diversidade como norte do negócio  

Na gigante de alimentos PepsiCo, o respeito e o incentivo à diversidade estão no centro dos esforços e são base das políticas estratégicas e de negócios da companhia. Signatários do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, a Pepsico lançou no Brasil, em 2017, o Doritos Rainbow. O produto apoia iniciativas e debates sociais em torno dos direitos do Movimento LGBTQ+ no país e reverte 100% das suas vendas a instituições ligadas à comunidade e convida consumidores e consumidoras a ampliarem seus pontos de vista praticando tolerância e aceitação.  

Políticas de gestão  

Para dentro, a PepsiCo oferece licença parental para casais homoafetivos. Dessa forma, caso o casal escolha ter um filho, um integrante do casal poderá pleitear o direito à licença de até 180 dias (6 meses), enquanto o outro poderá usufruir da licença de 30 dias. A licença vale também para adoção, independentemente da idade da criança.  

A atenção com o tema também está presente nos processos seletivos, segundo Carlos Domingues, head de Diversidade, Equidade & Inclusão da PepsiCo no Brasil.

“Para que a diversidade seja respeitada em todos os processos de recrutamento, seleção e desenvolvimento de funcionários e funcionárias PepsiCo, já realizamos mais de três mil horas de treinamentos de vieses inconscientes e também sobre liderança e processo de recrutamento inclusivos para que nossos times estejam conscientes e empoderados para serem agentes de mudanças”, afirma Domingues.  

A artista Gloria Groove participa de campanha com a Doritos Rainbow no mês do Orgulho LGBTQ+

Em 2021, ao celebrar cinco anos da jornada Doritos Rainbow no Brasil, a marca reafirmou seu compromisso com a causa LGBTI+ e convidou a cantora Gloria Groove para interpretar a icônica letra “Freedom”, conhecida na voz de George Michael, ao lado de outros representantes da comunidade que estrelam o filme. A estratégia faz parte do posicionamento global “For the Bold”, da PepsiCo, que traz o conceito de que não há nada mais Bold do que ser você mesmo, reforçando o respeito e o apoio à diversidade. Assista ao vídeo.   

Orgulho LGBTQ+ e o dia a dia no ambiente profissional  

Com o propósito de construir uma cultura de diversidade, a 3M Brasil foi uma das empresas a assinar, em 2016, a Carta de Adesão à Promoção dos Direitos Humanos de Pessoas LGBT no Mundo do Trabalho.  

Muito mais que uma sigla, a bandeira LGBTQ+ (lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros, questionados ou queers e outras categorias), é sinônimo de luta por direitos.

Casada e há três anos na 3M, Fernanda Amaro sempre hesitou em falar da sua orientação sexual, por conta de discriminações. Ela conta que se surpreendeu pelo fato da empresa incentivar a diversidade entre os seus funcionários, estímulo esse também manifestado nos cordões de crachás coloridos, usados pelos funcionários que apoiam a causa (independentemente de serem LGBTQ+). Fernanda, que chegou a participar de grupos de debates sobre a diversidade na 3M, pretende estudar Engenharia de Produção e construir uma longa carreira na multinacional.